Experiência de Marca

Planeta Terra 2010 com foco no meio ambiente

O Terra realiza este ano a quarta edição do Planeta Terra Festival, que acontece no dia 20/11, no PlayCenter, em São Paulo, com muita música e diversão, mas também com uma preocupação com o meio ambiente. O público presente, estimado em 20 mil pessoas, será alvo de campanhas de conscientização e ações de sustentabilidade promovidas pelo Terra, em parceria com a ONG Recicleiros, e com a HP, que é a patrocinadora de todas as iniciativas de sustentabilidade do Festival.

O Terra realiza este ano a quarta edição do Planeta Terra Festival, que acontece no dia 20/11, no PlayCenter, em São Paulo, com muita música e diversão, mas também com uma preocupação com o meio ambiente. O público presente, estimado em 20 mil pessoas, será alvo de campanhas de conscientização e ações de sustentabilidade promovidas pelo Terra, em parceria com a ONG Recicleiros, e com a HP, que é a patrocinadora de todas as iniciativas de sustentabilidade do Festival.

Durante as mais de dez horas de festival, cerca de 30 pessoas da cooperativa “Cooper Viva Bem”, parceira da ONG Recicleiros, irão trabalhar incessantemente na coleta, reciclagem, e gestão de resíduos orgânicos e não orgânicos. A previsão é reciclar 100% dos resíduos, totalizando três toneladas de material – uma tonelada a mais que em 2009. Para isso, 200 lixeiras de recicláveis e não recicláveis serão espalhadas pelo festival. As bitucas de cigarro também já têm destino: a organização irá distribuir sete mil “bota bitucas” – duas mil a mais que em 2009.

Segundo Erich Burger Netto, da ONG Recicleiros, toda a renda obtida na reciclagem durante o evento é convertida para benefícios da cooperativa. “Esta ação é de suma importância, não apenas do ponto de vista do meio ambiente, como também para a inclusão social dos integrantes da Cooperativa”, afirma Erich.

Planeta Terra Festival em 2009.

A HP, que patrocina as ações de sustentabilidade do evento, também promove campanha que mobiliza os participantes a levarem cartuchos e equipamentos de informática da marca para reciclagem. A campanha já está no ar e todos que aderirem irão ganhar um brinde especial no dia do evento ao depositarem os produtos em urnas especiais dispostas na entrada do evento. “Os produtos e cartuchos da HP recolhidos nesta ação seguirão para o Programa de Reciclagem da companhia, que transforma o que for recolhido em novos produtos”, afirma Fernando Lewiw, vice-presidente de Imagem e Impressão da HP Brasil.

Além das ações locais, a organização do evento prevê o plantio de árvores nativas da mata atlântica em áreas de preservação permanente, para compensação voluntária de emissões poluentes. Em 2009, 508 árvores foram plantadas para compensar as emissões de dióxido de carbono.