Experiência de Marca

Segredos da França na promoção do Boticário

O Boticário deu início a mais uma ação de marketing promocional. A cada R$ 109,00 em compras nas lojas de todo o País, o cliente ganha um cupom para concorrer a uma viagem, com acompanhante, à França, com roteiro que inclui hospedagem em um castelo e tour pela capital Paris. O mote da promoção é: "Viva os Segredos da França".

O Boticário realizou em março mais uma ação de marketing promocional. A cada R$ 109,00 em compras nas lojas de todo o País, o cliente ganhava um cupom para concorrer a uma viagem, com acompanhante, à França, com roteiro que incluiu hospedagem em um castelo e tour pela capital Paris. O mote da promoção era: “Viva os Segredos da França”.

boticario

A promoção, válida para compras efetuadas até 18/04, sorteoudez viagens, contemplando 20 pessoas, já que cada ganhador tinha direito de levar um acompanhante à viagem, que aconteceu no mês de outubro.

Para participar, consumidores brasileiros podiam efetuar compras de quaisquer produtos, em uma das 2.810 lojas da marca espalhadas pelo Brasil. Além do cupom, a cada R$ 109,00 em compras o consumidor também era presenteado com uma nécessaire, durante o período da promoção.

A promoção fez parte da estratégia de lançamento de Secrets Collection, que desde o dia  22/02, trazia produtos inspirados no Boudoir, quarto feminino de segredos que existiu na corte francesa, no século XVIII. Os primeiros produtos Secrets Collection a chegar nas lojas foram duas fragrâncias – Glamour Secrets Black e Glamour Secrets Rose -, dois estojos homônimos das fragrâncias – que incluíam creme hidratante e sabonete -, além de duas frasqueiras em tamanhos diferentes, papéis e lenços perfumados. Os lançamentos foram edições limitadas, comemorativos ao Dia Internacional da Mulher (08/03).

A empresa espera repetir o sucesso da promoção “I Love New York‘, realizada no primeiro semestre de 2009 com a participação de quase 380 mil consumidores. Pela promoção, dez pessoas e seus acompanhantes embarcaram para a metrópole norte-americana, em outubro do ano passado.

Mecânica

Ao efetuar a compra no valor de R$ 109,00 previsto pela promoção, o consumidor recebeu, junto com o cupom fiscal, um cupom não fiscal. No documento não fiscal constava um código alfanumérico de oito caracteres, que deveria ser acrescido do número 1 e enviado por telefone celular, via mensagem de texto (SMS), para o número 50095. O número 1 digitado ao final do código representava a resposta correta para a pergunta: “Qual a empresa de cosméticos que leva você a um roteiro de sonhos na França?” As opções dadas eran o número 1 (O Boticário) e 2 (Outras), sendo que só o primeiro seria considerado como resposta correta.

O envio da SMS, tarifada em R$ 0,31 para qualquer operadora de telefonia celular brasileira, deveria ser feito até às 23h59 do dia 03/05. A empresa lembrou que concorriam ao prêmio os proprietários dos celulares, conforme cadastro nas respectivas operadoras de telefonia celular, independentemente de quem tivesse enviado a SMS.

Para ter direito a mais de um cupom, o consumidor deveria fazer compras em valores múltiplos de R$ 109,00 – o valor excedente que não alcançasse os valores múltiplos não era cumulativo para compras seguintes. Para garantir a distribuição das dez viagens entre consumidores de todas as regiões do Brasil, o sorteio foi segmentado.

A apuração foi realizada no dia 17/05, com o acompanhamento de empresas de auditoria, responsáveis por dar legitimidade ao sorteio.