Experiência de Marca

<!--:pt-->Montadoras investem na Agrishow<!--:-->

Embora as picapes continuem como carro-chefe das montadoras na feira agrícola Agrishow, que acontece nesta semana em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, as empresas aproveitam a oportunidade para tentar emplacar modelos de passeio luxosos entre os agricultores.

Embora as picapes continuem como carro-chefe das montadoras na feira agrícola Agrishow, que acontece nesta semana em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, as empresas aproveitam a oportunidade para tentar emplacar modelos de passeio luxosos entre os agricultores.

Ford mostra o modelo Edge na feira Agrishow, em Ribeirão Preto (Foto: Mariana Oliveira / G1)

A feira é mais focada em máquinas e equipamentos relacionados à produção, como tratores e implementos agrícolas, no entanto quase todas as montadoras têm estandes na Agrishow. Nissan, Toyota, Chevrolet e Ford expõem as tradicionais picapes e outros utilitários utilizados na produção, além de carros de passeio recém-lançados.

Volskwagen e Mercedes Benz apresentam a linha de caminhões. A Honda, que não levou modelos quatro rodas para a Agrishow, mostra para os produtores que frequentam a feira as motos e a linha de produtos de força, como bombas e geradores.

Estande da Nissan na Agrishow (Foto: Mariana Oliveira / G1).

Nos veículos da japonesa Nissan, os produtores rurais têm desconto de até 10% na linha de caminhonetes. Mas a montadora aproveitou para destacar o recém-lançado sedã Sentra. “A pessoa que vem procurar uma caminhonete, aproveita para trocar o carro da família, de uso pessoal, na Agrishow”, afirma o consultor de vendas Renato de Oliveira.

A Ford também oferece desconto entre 2% e 4% nas picapes Ranger e garante que o foco é o veículo de trabalho do produtor rural. Mesmo assim, também levou o crossover de luxo Ford Egde.

O mesmo é verificado no estande da Toyota, onde também há condições especiais para produtores rurais na compra de picapes. A sensação entre esse público específico, no entanto, explica o gerente de vendas José Vitor da Silva Júnior, são os veículos de passeio, como o sedã de luxo Camry e o Corolla. “Aconteceu de empresário comprar uma picape para o trabalho e um veículo de passeio para uso pessoal”, conta.

Chevrolet também apresentou lançamentos na feira Agrishow, em Ribeirão Preto (Foto: Mariana Oliveira / G1).

O também gerente de vendas Marco Ribeiro, da Chevrolet, explica que a “febre” dos veículos de passeio na Agrishow tem um motivo: ao contrário dos anos anteriores, a direção da feira liberou as montadoras de exporem outros veículos, além dos utilitários. “A ideia é aproveitar o fluxo da feira. O produtor vem comprar uma picape e sai com carro de passeio.” A montadora apresenta na Agrishow o Chevrolet Agile.

Lançamento da Toyota (Foto: Mariana Oliveira / G1).

A Feira

Este ano, a área de exposição da Agrishow está 50% maior do que em 2009 – passou de 230 mil metros quadrados para 360 mil metros. Foram R$ 15 milhões em investimentos.

A expectativa dos organizadores é de que o volume de negócios da feira retorne ao patamar de 2008, ao redor dos R$ 800 milhões, depois de um 2009 mais fraco por causa de crise financeira internacional. Cerca de 140 mil pessoas são esperadas no evento – entre elas, quatro mil estrangeiros.

A Agrishow encerra hoje (30/04).

Fonte: Mariana Oliveira do G1, em Ribeirão Preto.