Experiência de Marca

Mandando os problemas para longe com Neosaldina

Aconteceu no dia 16/05, no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, em Porto Alegre (RS), uma ação que reuniu milhares de pessoas com a seguinte proposta: mandar embora os problemas de cada um. Em locais de grande circulação, foram oferecidos balões com um papel pendurado em cada um para que os participantes elegessem algo que os preocupasse e escrevessem ali seu problema, que, em seguida, saía voando pelo ar.

Aconteceu no dia 16/05, no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, em Porto Alegre (RS), uma ação que  reuniu milhares de pessoas com a seguinte proposta: mandar embora os problemas de cada um. Em locais de grande circulação, foram oferecidos balões com um papel pendurado em cada um para que os participantes elegessem algo que os preocupasse e escrevessem ali seu problema, que, em seguida, saía voando pelo ar.


A ação de marketing promocional foi realizado em cinco capitais brasileiras para promover o medicamento Neosaldina, fabricado pelo laboratório Nycomed. Os próximos aconteceram a partir de agosto nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG).

Os locais escolhidos em cada cidade são áreas de grande circulação onde a experiência possa ser vivenciada por muitas pessoas para que, em algum momento do dia, todos os balões sejam soltos de uma só  vez. Estima-se uma média de cinco mil balões em cada ação e outros dez mil em São Paulo. Mesmo antes deste momento, o visitante pôde soltar seu balão dentro de uma grande tenda que reuniu todos os “problemas” das pessoas, que ficaram flutuando até o momento de mandá-los embora de uma só vez.

“Quisemos passar às pessoas a ideia de bem-estar por meio do simbolismo dos balões que voam levando os problemas consigo”, afirma Fernanda de Paula, gerente de produtos Neosaldina. “Esta ação é a materialização de um pedido feito pelos consumidores no momento em que a campanha foi para o ar”, completa Fernanda, explicando que várias pessoas perguntavam como faziam para conseguir um balão daqueles, daí a decisão da Neosaldina em atender a estes pedidos.

Balões nos céus de Porto Alegre por Neosaldina
Balões nos céus de Porto Alegre por Neosaldina

Os balões utilizados na ação eram biodegradáveis, originados de látex da seiva da seringueira. Eles contêm gás hélio, que é inofensivo por ser inerte e abundante na composição química da atmosfera, presos a barbantes feitos com 100% de algodão e cartões em papel reciclado, o que faz deles uma alternativa mais segura e sustentável.