Experiência de Marca

<!--:pt-->Está aberta a temporada de moda em São Paulo<!--:-->

Começou esta semana em São Paulo a edição Verão 2011 da São Paulo Fashion Week (SPFW), o maior evento da moda da América Latina, que reúne os mais importantes estilistas no lançamento de suas coleções.

Começou esta semana em São Paulo a edição Verão 2011 da São Paulo Fashion Week (SPFW), o maior evento da moda da América Latina, que reúne os mais importantes estilistas no lançamento de suas coleções.

Ainda este mês será dada a largada em outros importantes eventos do setor, como a Fenit – Salão Internacional da Indústria Têxtil -, que acontece de 21 a 26/06, no Anhembi, e o Encontro da Moda, de 21 a 24/06, no Expo Center Norte.

Ambos são eventos grandiosos que reúnem expositores de dezenas de países, além de lojistas e distribuidores de todo o Brasil, antecipando as principais tendências e estilos dos setores. E no próximo mês começa uma das maiores feiras do segmento de calçados, bolsas e acessórios no Anhembi – a Francal – que vai de 05 a 08/07.

Todos os eventos são uma demonstração irrefutável da grandiosidade dessa indústria em São Paulo e da força das economias criativas na cidade, que está cada vez mais global. Segundo dados do Observatório do Turismo de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), somados, somente a SPFW e a Francal atraem mais de 60 mil turistas a São Paulo, que movimentam mais de R$ 130 milhões na economia do município.

Outro indício da força do segmento na cidade foi a conquista, em 2009, da oitava posição na classificação mundial de moda. O ranking é divulgado anualmente pela Global Language Monitor, grupo sediado nos Estados Unidos que rastreia a procura e a presença de palavras na mídia e na Internet. A capital paulista subiu nada menos do que 25 posições na lista, uma vez que no ano passado estava na 33ª colocação.

São Paulo globalizada

A capital paulista é um dos destinos preferidos dos eventos internacionais, que atraem muitos turistas, em geral, de alto poder aquisitivo – principalmente os estrangeiros. Em 2009, São Paulo foi reconhecida pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) como o principal destino de eventos internacionais das Américas, à frente de Nova York, Chicago e Miami, e o 18º no ranking mundial. Anualmente, São Paulo recebe 11,3 milhões de turistas ao ano e já desbancou destinos tradicionais como Londres, Tóquio, Madri, Sydney e Vancouver.

Para Tasso Gadzanis, presidente em exercício da SPTuris, São Paulo prova, cada vez mais, a força de seu mercado e de seus atrativos. “Não à toa, o setor de feiras movimentou em 2009 aproximadamente R$ 3 bilhões com turismo na cidade”, disse. “Esse não é o turista que tem uma máquina fotográfica pendurada no pescoço, mas ele está permanecendo cada vez mais na cidade para, além dos negócios, aproveitar também a oferta de lazer paulistana, que é única”, completou Gadzanis.