Experiência de Marca

<!--:pt-->Ele sempre "quiz" ir pra final do Promojob <!--:-->

O Promojob 2009, prêmio do marketing promocional voltado para universitários de Salvador e Região Metropolitana, ampliou as inscrições e esteve aberto para estudantes de nível superior sem restrições de curso. Depois de solicitações dos estudantes que gostariam de formar equipes multidisciplinares, a organização optou por estender a iniciativa para graduandos em geral.

Melhores de 2009

O Promojob 2009, prêmio do marketing promocional voltado para universitários de Salvador e Região Metropolitana, ampliou as inscrições e esteve aberto para estudantes de nível superior sem restrições de curso. Depois de solicitações dos estudantes que gostariam de formar equipes multidisciplinares, a organização optou por estender a iniciativa para graduandos em geral.

promojob

Por terem mais contato com o marketing promocional em sala de aula, os alunos de Comunicação Social, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Administração e Marketing continuavam sendo os mais visados. O grande ganhador foi anunciado no mês de Novembro.

O Ganhador

Ele fez dois anos de Arquitetura na Unime e até estagiou em um dos maiores escritórios do Brasil. Depois, veio de mala e cuia para a comunicação e estagia em Publicidade desde o segundo semestre do curso. Passou por assessoria de comunicação e direção de arte até que chegou a hora de conhecer o marketing promocional. Vencedor do Promojob e novo estagiário da Invent, Luisinho Moura responde ao quiz da Invent antes de começar a trabalhar na criação.

Vencedores do Promojob 2009 (Foto: Leo Azevedo).
Vencedores do Promojob 2009 (Foto: Leo Azevedo).

1. Depois de ter participado do prêmio da Central de Outdoor, por que participar do Promojob?

Luisinho Moura: Fiquei feliz com a premiação da Central do Outdoor, estava confiante no meu trabalho naquela oportunidade, e quando surgiu a oportunidade de entrar em um novo concurso para novamente mostrar algo que sei fazer, não pensei duas vezes. Essa era a minha hora. Mesmo apesar de ainda ser novo, achava a hora certa para ingressar de vez no mercado.

2. Como surgiu a ideia da ação promocional?

Luisinho Moura: Logo quando saiu o briefing olhei pra Tody (Rodrigo Donato, colega de equipe)  e falei: “A gente se armou”. Desde pequeno, me envolvo com futebol e acredito ter conhecimento para fazer algo que outros apaixonados por futebol gostariam de ver. As ideias foram fluindo e o conceito de fazer um quiz veio à tona. Fomos formulando a ideia até chegar ao conceito conhecido por todos.

3.  Por que escolher um Quiz?

Luisinho Moura: Levando em consideracao que uma ação promocional proporciona a interação com o público, nada melhor do que testar o conhecimento sobre o tema e premiar com uma viagem para a final da Copa do Mundo, sonho de todo brasileiro apaixonado por futebol. Temos um prêmio com o valor agregado alto, com um sistema de disputa que não leva em consideração a sorte, e sim o conhecimento de cada particapante. Assim, cada participante se acha capaz de ganhar, pois todos pensam futebol no dia-a-dia e acham que sabem mais que todo mundo (risos). Aliado a isso tudo, tem o retorno para o Iguatemi, pois criamos um sistema que proporciona ao shopping obter mailing de milhares de pessoas.

4.  Você foi o diretor de criação da campanha. Como procurou equilibrar todos os elementos do briefing na arte?

Luisinho Moura: Procurei trabalhar com elementos que envolvessem o tema do briefing e de nossa ação promocional. Usei as cores do Brasil e da África do Sul para estreitar o laço cultural entre os dois países. Os elementos gráficos foram utilizados para alegrar a peça e dar a ideia de algo novo e positivo. A bola no centro é a referência viva à Copa do Mundo. O avião que surge em cima das bandeiras é uma alusão ao prêmio dado ao vencedor do Quiz. Então os elementos foram encaixados estrategicamente para criar equilíbrio e suavidade no visual. O nome foi algo que no início parecia uma brincadeira, mas ao repensarmos sobre a sua utilização percebemos que nada encaixaria melhor do que aquele, nada melhor do que em um título se dizer quase tudo sobre a ação.

5. E a ideia da apresentação, como surgiu?

Luisinho Moura: Conversando com Marcela e Rodrigo (colegas de equipe) sobre a inovação na hora da apresentação, ficávamos ansiosos para chegar a uma ideia que fosse atrativa para os jurados e que ao mesmo tempo fosse criativa, já que era esperado que os concorrentes fossem se utilizar de diversos recursos criativos para chamar a atenção dos jurados. Pensamos bastante, até que tivemos o insigth fantástico de utilizar nossa própria ação para apresentar o trabalho.

6. Fale um pouco da ansiedade depois da apresentação e antes da premiação.

Luisinho Moura: Antes da apresentação, eu estava supernervoso, ansioso pra ver o resultado do que a gente tinha bolado. Mas graças a Deus, tudo correu certinho. Faltou só um pouco mais de brincadeiras, encarnar de verdade os personagens que tinhamos bolado (risos). Antes do prêmio estávamos loucos de ansiedade. Cheguei lá no 30 Segundos às 19h40, comecei a tomar cerveja pra aliviar a tensão, o tempo ia passando e nada de a entrega começar, isso nos deixou mais ansiosos. Na hora em que vocês falaram dos prêmios destaques, fiquei curioso pra saber se a gente tinha levado algum daqueles destaques e quando falaram do item apresentação, não tive dúvida que ganharíamos. Ganhamos, subimos no palco pra receber meio sem graça, pois ainda estávamos na expectativa no grande prêmio. Nervosismo e ansiedade foram as palavras da noite.

Veio aquele velho suspense para o anúncio do grande campeão….até que Sheila (Arandas, gerente de marketing do Iguatemi) falou “Eu sempre quiz…”. Não deixamos nem ela terminar de falar e já pulávamos e gritávamos mais alto do que todos…ahhhhh que alívio…! Sensação única, indescritível, fenomenal e anestesiante. Não sabia o que fazer: pegar o cheque, o troféu, abraçar Sandro e Sheila… Espero viver isso outras vezes ainda em minha vida.

7.  Pouco antes da apresentação, você ficou tenso ao saber que seria avaliado por Pedrinho da Rocha. No final, ele elogiou o seu trabalho. O que isso representou para você?

Luisinho Moura: Como trabalho com direção de arte, saber que você vai ser avaliado por um dos maiores designers da Bahia, um profissional respeitado e experiente no mercado, aumenta a responsabilidade sobre o visual da campanha. Tinha quer ser excepcional para ele elogiar. Fiquei muito nervoso, é verdade, mas estava confiante que tinha feito um trabalho a altura do meu nível, que é ainda de estudante. Quando ouvi ele falar tão bem da parte gráfica, da direção de arte… Poxa…  fiquei sem graca, mas ao mesmo tempo muito feliz com as considerações positivas feitas a respeito do meu trabalho especificamente. Não só ele elogiou o meu trabalho como Sheila ainda falou que de todas as campanha que ela tinha visto, a minha era a única até então que tinha condições de sair dali e ir direto pra rua.

8.  Passados dois meses do início das inscrições, como você avalia esta experiência?

Luisinho Moura: É uma experiência superpositiva que coloca em prova sua capacidade de trabalhar em equipe, com prazo curtíssimo e tendo ainda que esbanjar criatividade e resultados positivos. Essa é uma experiência engrandecedora não só para nós que ganhamos o prêmio, mas para todos que participaram do Promojob. Queria ter a oportunidade de ter participado de um prêmio como esse no 3°, 4° semestre e hoje estaria mais preparado para o mercado.

9. Algum agradecimento ou curiosidade em especial?

Luisinho Moura: Na verdade, gostaria de agradecer aos meus companheiros de grupo, Marcela e Tody, pois sem eles nada seria possível. Nós nos unimos e nos completamos harmonicamente de uma forma impressionante. Quero também agradecer a Patrícia, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unijorge, pois ela nos incentiva o tempo inteiro a participar de premiações. Aos colegas de trabalho da FTC e da Unijorge, que me apoiam, me suportam e me ensinam diariamente, pois sem essas pessoas meu trabalho não estaria no nível que está hoje.

As curiosidades só vou contar quando estiver aí na Invent, são tantas… (risos).

10. Quais são as suas expectativas na Invent?

Luisinho Moura: Na Invent, espero poder aprender muito mais, trabalhando em uma área ascendente do mercado para que assim, aos poucos, possa me tornar um profissional mais completo. Eu espero poder contribuir com a agência com meu trabalho para que assim possa crescer mais e mais.

(A peça que deu à equipe de Luisinho o troféu de vencedores do Promojob 2009 e a homenagem pela melhor apresentação está disponível em http://luisinhomoura.wordpress.com/portfolio/flyer-2/)

Fonte: Invent.