Experiência de Marca

Kombi continua em alta no mercado promo

Nos últimos tempos a velha e boa Kombi volta e meia apareceu aqui no Promoview, e, de maneira geral, deu conta do recado nas diversas cenas promocionais armadas por este Brasil.

Post publicado originalmente em dezembro de 2006 e atualizado sempre que aparece uma Kombi nova a serviço de uma ação promocional. 

Aqui estamos nós postando novamente sobre ela. É que desde 2006 nós colecionamos imagens da utilização da Kombi em ações promocionais, sempre enviadas pelos leitores e leitoras.  Queridinha das marcas, esse ícone da cultura brasileira sempre volta a ganhar os holofotes. Seja como foodtruck, ponto de venda, elemento de storytelling ou até mesmo “outdoor ambulante”. 

Em 2022 ela voltou a aparecer desta vez dentro das lojas Extra do GPA em uma ativação da Choice Promotion chamada “Festival da Limpeza” com conceito vintage e trazendo nostalgia à experiência de compra do consumidor dentro das lojas Extra do GPA.

Trata-se de uma store-in-store traduzida em exposição dos produtos dentro de uma kombi, trazendo à memória das pessoas aquelas antigas Kombis de limpeza que passavam no portão das casa, com alto falante, um vozeirão, oferecendo vários produtos. 

A ideia aprovada dá um tom lúdico e saudoso para exposição e o resultado vem encantando os consumidores que passam nas lojas, aumentando a saída dos produtos de limpeza e até mesmo gerando algumas publicações nas redes sociais.

Em-2015, por exemplo, ela chegou já em janeiro, em plena Era do Foodtruck. Ela apareceu rebatizada como Wickombi, em uma ativação da Wickbold.  

Mas ela já tinha aparecido antes, mais exatamente em setembro de 2014. A kombi foi usada em uma ação de live marketing que a RBS TV realizou em Porto Alegre para o lançamento da novela Boogie Oogie.

A Tostex também aproveitou a imagem deste automóvel queridinho dos brasileiros para uma ação de live marketing.

tostex-food-truck

Na Copa de 2014 ela voltou a cena. A Coca-Cola Shoes ofereceu transporte em uma Kombi toda estilizada para cariocas e turistas que queriam conhecer a Casa Coca-Cola, ao lado do Maracanã. 

O veículo percorreu diversos pontos da cidade atrás dos torcedores nos dias de jogos da Copa do Mundo. Os participantes foram convidados a demonstrar suas habilidades com embaixadinhas e, assim, concorrer a prêmios como tênis e sandálias da marca. 

O espaço montado pela empresa ao lado do estádio apresentava diversos produtos e foi local de festas.

A kombi também foi utilizada em uma ação promocional da Puma no Brasil, durante a Copa 2014. Lá estava ela, dentro do ponto de venda nas lojas Centauro.

 Já o Pão de Açúcar e a Unilever se uniram e utilizaram o veículo em 2014, para incentivar reciclagem, mas de uma maneira divertida. 

 Ainda em 2014, a kombi retrô foi protagonista das ações de live marketing de Lipton Ice Tea que celebravam o pôr do sol.

Isso tudo que você leu acima aconteceu depois que a Volkswagem, em 2013, decidiu aposentar o veículo e realizou uma ação de storytelling – uma novidade naquela época, em termos de comunicação – para anunciar o final da produção e engajar os fãs da Kombi

Uma intervenção em formato de coração foi uma das ações de despedida da “Kombosa”.

A velha e boa kombi volta e meia apareceu aqui no Promoview, e, de maneira geral, deu conta do recado nas diversas cenas promocionais armadas por este Brasil. 

Em 2010, este peculiar veículo completou 60 anos e a Bullet fez a promoção “Minha História com a Kombi“. 

 As variações aparecem sempre. Ainda em 2010, ela foi miniaturizada em um tour pelos EUA.

 A NewStyle também utilizou a kombi para representar a Refinaria em uma ação de live marketing.

Esse automóvel é um “xodó” dos brasileiros, e por isso é sucesso absoluto quando aparece nas ativações das marcas. Confira abaixo mais algumas ações de live marketing que usaram a icônica kombi: 

 

Fotos: Reprodução.