Experiência de Marca

Cietep amplia para atender eventos em Curitiba

O ano começou movimentado para o mercado M.I.C.E de Curitiba. Os principais centros de convenções anunciaram reformas para ampliação e está em pleno andamento a Concorrência 05/2010 para uso e exploração do tradicional Pavilhão de Eventos do Parque Barigui. A movimentação visa suprir a possível desativação do Estação Convention e do Expotrade de Pinhais, conforme informou em primeira mão o perfil @promoviewgold.

O ano começou movimentado para o mercado M.I.C.E de Curitiba. Os principais centros de convenções anunciaram reformas para ampliação e está em pleno andamento a Concorrência 05/2010 para uso e exploração do tradicional  Pavilhão de Eventos do Parque Barigui. A movimentação visa suprir a possível desativação do Estação Convention e do Expotrade de Pinhais, conforme informou em primeira mão o perfil @promoviewgold.

Quem saiu na frente foi o Cietep, Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná, que amplia e vai oferecer, a partir do próximo mês de julho, um novo bloco com dois mil m². Também está em andamento a adequação do piso superior do atual complexo e um terreno anexo, que foi adquirido para servir de estacionamento. Serão dez mil m² voltados a exposições e feiras e outros 2.500 m² para mostras e congressos. “Em 2010 realizamos 450 eventos e esperamos um aumento de, no mínimo 20%, para o ano que vem”, comentou, em comunicado ao Promoview, Moacir Moura, executivo da área de eventos do Cietep.

O Centro de Eventos da Fiep (Cietep) possui excelente localização e está completamente equipado com todos os recursos necessários, com salas de reunião de qualquer tamanho, auditórios, salas espelhadas para pesquisas, até um estúdio completo de TV e transmissão via internet.

Segundo o Curitiba Convention & Visitors Bureau, em 2010 foram captados 20 novos eventos técnico científicos, que acontecerão entre 2011 e 2014. Eles devem injetar cerca de R$ 87 milhões na economia local.

Concorrência licita tradicional espaço no Parque Barigui

Em meio a estas reformas, a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) abriu licitação pública para concessão de direito de uso e exploração comercial do Pavilhão de Eventos do Parque Barigui. O aviso de licitação foi publicado no último dia 28/12 e os envelopes de propostas serão recebidos às 9h do dia 15/02, e a abertura será feita na sequência no auditório da Urbs, na sede da empresa, no Bloco Central da Rodoferroviária, na avenida Presidente Affonso Camargo, 330. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (41) 3320-3240 ou pelo fax 3320-3330.

Construído em 1975, com quase 13,5 mil metros quadrados, o Pavilhão de Exposições do Parque Barigui abriga no mínimo 20 eventos por ano. Só as feiras e exposições realizadas neste ano atraíram em torno de 800 mil pessoas. Consolidado como um dos principais locais de eventos da cidade, o Pavilhão abriga feiras e festas famosas, como a Feiarte, de Arte e Decorações, ou o Imin Matsuri, a comemoração da primavera pela colônia japonesa.

Também implantado na década de 70, como recurso para contenção de cheias, o Parque Barigui é o mais frequentado da cidade. Sem contar o público dos eventos realizados no Pavilhão, passam pelo parque, nos fins de semana, 120 mil pessoas, em média. Todos os dias, em torno de 3,5 mil pessoas freqüentam o parque.

A licitação para concessão de direito de uso e exploração comercial do Pavilhão por 25 anos é na modalidade Concorrência (005/2010) com outorga onerosa. O edital prevê apresentação de um pré-projeto a ser avaliado por comissão técnica da Prefeitura de Curitiba, pagamento mínimo de R$ 500 mil e repasse mínimo à Urbs de 5% do faturamento bruto mensal.

A licitação inclui obras complementares no Parque Barigui, como revitalização de ciclovia e pistas de corrida e caminhada, paisagismo, acessibilidade e construção de uma trincheira na avenida Cândido Hartmann, próximo à Casa da Guarda, em uma das entradas do parque.

A empresa ou consórcio vencedor da licitação terá que construir um novo pavilhão, mais moderno e adequado às necessidades da cidade. Após o anúncio do resultado da licitação, o vencedor terá 90 dias para apresentar projeto e, a partir daí, 12 meses para realização e conclusão das obras.

O edital de licitação está disponível no site clicando em Licitações e, em seguida, na Concorrência 05/2010. Para baixar o edital e acompanhar todos os passos do processo de licitação pela internet é preciso cadastrar um e-mail e senha.