Experiência de Marca

BMG é o investidor mais influente nos clubes brasileiros

Mais da metade dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro têm algo em comum. E não são milhões de torcedores, tradição e títulos. Trata-se de um parceiro. Do mesmo parceiro. Seja no patrocínio da camisa ou como financiador na contratação de jogadores, hoje, o Banco BMG, líder no País na modalidade de crédito consignado e envolvido em 2005 no escândalo do mensalão, é o investidor mais influente do futebol nacional.

Mais da metade dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro têm algo em comum. E não são milhões de torcedores, tradição e títulos. Trata-se de um parceiro. Do mesmo parceiro. Seja no patrocínio da camisa ou como financiador na contratação de jogadores, hoje, o Banco BMG, líder no País na modalidade de crédito consignado e envolvido em 2005 no escândalo do mensalão, é o investidor mais influente do futebol nacional.

Desde 2008 o Banco mineiro passou a investir de forma mais agressiva no futebol. Em pouco mais de dois anos, a empresa do ex-presidente do Atlético-MG, Ricardo Guimarães, passou a patrocinar América- MG, Atlético-GO, Atlético-MG, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo e Vasco, clubes que em 2011 disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.

Na maioria desses clubes o BMG tem participação nos direitos econômicos de jogadores. Em pelo menos outras cinco equipes da primeira divisão o Banco não tem contrato de patrocínio, mas também tem “fatias” de alguns atletas. São os casos de Avaí, Botafogo, Corinthians e Fluminense.

Os atletas (mais de 50) fazem parte do fundo de investimento em participações Soccer BR1, criado em 2009. O fundo tem patrimônio líquido de R$ 50 milhões, está registrado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e funciona da mesma maneira que o Cedro, da Traffic, lucrando com as vendas futuras dos jogadores em que o investimento tem participação.
Fonte: iG Esportes