Experiência de Marca

Black Friday nos Estados Unidos

O feriado de Thanksgiving (Ação de Graças), acontece sempre na última quinta-feira do mês de novembro. À meia noite as lojas abrem com grandes descontos. Milhares de pessoas fazem filas nas portas esperando para entrar e comprar os produtos com descontos.

O feriado de Thanksgiving (Ação de Graças), acontece sempre na última quinta-feira do mês de novembro. À meia noite as lojas abrem com grandes descontos. Milhares de pessoas fazem filas nas portas esperando para entrar e comprar os produtos com descontos.

Consumidores disputam espaço nas lojas para levarem mercadorias por preços especiais.

O dia após o Thanksgiving Day é conhecido como Black Friday (Sexta-Feira Negra) para os lojistas americanos, porque nesse dia eles esperam tirar as contas do vermelho e colocar no positivo em tinta preta. Esse é o sentido de Black Friday, vender tanto que as contas sairão do negativo.

O país mais consumista do mundo reserva, nesse dia, promoções de diversos produtos em diversas lojas. Desde 2005 é o dia com mais vendas para o comércio no ano. São trilhões de dólares movimentados todo ano. Em 2008, um funcionário do Wallmart morreu no evento, pisoteado por uma multidão de compradores logo após a abertura da loja de Long Island.

As filas começam a se formar nas principais lojas já no dia anterior ao Black Friday.

O Black Friday, sempre acontece na primeira sexta-feira após o Dia de Thanksgiving, nos Estados Unidos e marca o início das compras de fim de ano.

Alguns consumidores fazem a lista de compras e vão às lojas aproveitar os descontos dos lojistas. Só vale a pena ir até se a pessoa for paciente e souber exatamente o que quer comprar e for rápida. Muitas pessoas literalmente acampam na porta da loja desde o dia anterior esperando as lojas abrirem as portas cedo na sexta-feira após o Thanksgiving.

Apesar da movimentação nas lojas, o comércio americano ainda sente-se inseguro.

Apesar das filas nas portas e da impressão de que a economia americana está se recuperando, esse sentimento não é verdadeiro. A maioria das pessoas gastou o mesmo que no ano anterior ou menos. As pessoas compraram o que precisavam e focaram mais em compras para os filhos do que em itens desnecessários.

As pessoas se sentem pessimistas e preferem esperar, do que sair e comprar um carro novo.

Brasil

Em 2010, o Brasil também ganhou sua própria versão do evento na internet: durante 24 horas, treze lojas de e-commerce do País ofereceram produtos com até 70% de desconto por meio do site. Consumidores puderam participar acessando o site entre as 00h01min e as 23h59min da sexta-feira (26/11).

Entre as lojas on-line que participam da promoção estavam Walmart, Apple, Saraiva, Ponto Frio e Centauro. Os produtos com desconto incluíram eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuário e perfumaria.

Encararia esta aventura de compras? Comente.