Experiência de Marca

Hoje tem Planeta Terra Festival no PlayCenter

O Terra leva mais uma vez ao PlayCenter, em São Paulo, no dia de hoje (20/11), a quarta edição do “Planeta Terra Festival 2010”, evento organizado pela b!ferraz desde seu início e que já faz parte do calendário dos melhores festivais de São Paulo. Esta quarta edição se consolida pelo sucesso de vendas das cotas de patrocínios e de convites, que se esgotaram rapidamente, dois meses e meio antes da edição do evento, contabilizando um total de 20 mil pessoas.

O Terra leva mais uma vez ao PlayCenter, em São Paulo, no dia de hoje (20/11), a quarta edição do “Planeta Terra Festival 2010”, evento organizado pela b!ferraz desde seu início e que já faz parte do calendário dos melhores festivais de São Paulo. Esta quarta edição se consolida pelo sucesso de vendas das cotas de patrocínios e de convites, que se esgotaram rapidamente, dois meses e meio antes da edição do evento, contabilizando um total de 20 mil pessoas.

Entre as novidades reservadas para o Planeta Terra Festival 2010 está a instalação de um vídeo mapping, intervenção audiovisual que vai ampliar ainda mais o leque de entretenimento oferecido ao público presente. As intervenções serão feitas entre alguns dos intervalos dos shows realizados no palco do Sonora Main Stage.

O vídeo mapping é uma tecnologia inovadora e utilizada pela primeira vez em um festival nos palcos da América do Sul. A técnica consiste em exibir projeções artísticas e a linguagem utilizada foi desenhada pela United VJs, um crew de artistas liderado, neste projeto, pelo VJ Spetto, que tem no currículo apresentações em Londres, Budapeste, Bogotá e La Paz.

A linguagem utilizada busca uma linha de comunicação moderna, com elementos de folk, street art, entre outros, condizente com o conteúdo e a proposta do festival. Já estão programadas três intervenções, antes das apresentações de Phoenix, Pavement e Smashing Pumpkins.

Pablo Fantoni, diretor Artístico da b!ferraz, explica que já é esperado pelo público do Festival uma inovação em cada uma de suas edições. “Ano passado levamos o evento para um parque de diversões e este ano a aposta é no vídeo mapping, que é praticamente um show dentro de um show, permitindo 100% de entretenimento ao público”, explica.

Com o vídeo mapping o palco do Sonora Main Stage vai ganhar proporções muito maiores do que o normal, praticamente dobrando sua altura, que vai ter 24 metros (mantendo os 64 metros de largura) e utilizará quatro projetores, totalizando 120 mil Ansi Lumens de potência. “Para se ter uma ideia do potencial, cada projetor caseiro tem cerca de 1000 Ansi Lumens, então estaremos utilizando o equivalente a 120 projetores caseiros”, explica Fantoni.

Foram três meses de desenvolvimento e produção em um palco feito sob medida para utilização do vídeo mapping, envolvendo técnicos, arquitetos, produtores e profissionais de engenharia de som, pois a tecnologia exige que se tenha total controle e muita exatidão.

Estrutura

A estrutura montada pela b!ferraz, nos mais de 82 mil m² do local, conta com dois palcos, Sonora Main Stage e Gillette Hands Up\o/Indie Stage, além de praça de alimentação, bares e área de convivência. São 600 mil watts de potência de som e 700 mil watts de potência de luz. A infraestrutura ainda é dotada de postos médicos, banheiros químicos e estacionamento, envolvendo um total de 1200 pessoas na produção.

Para levantar a galera em mais de 12 horas de música, o line up do Planeta Terra Festival foi montado a partir de uma comissão de curadores e conta com expoentes de diversas tendências da cena pop/rock mundial. Entre as 15 bandas que vão se apresentar (nacionais e internacionais) e DJ’s que levantarão o público estão Smashing Pumpkins, Pavement, Of Montreal, Girl Talk, Yeasayer, Phoenix, Hot Chip, Mika, Empire of the Sun, Passion Pit, Novos Paulistas, Mombojo, Phoenix, entre outros.

Além de música, interatividade e diversidade, o público que for conferir o Planeta Terra Festival 2010 ainda poderá se divertir em alguns brinquedos do parque, que estarão funcionando, como Cataclisma, Barca Viking, Waimea, Sky Coaster, Monga, Splash, Windstorm, Turbo Drop, Auto Pista, Magic Motion, entre outros.

Para a edição deste ano o evento o Terra registrou um crescimento de 112,5% no valor de cotas comercializadas em relação ao ano passado, totalizando mais de R$ 17,5 milhões. Os patrocinadores são HP, Nokia, Procter & Gamble (Gillette), Telefônica, Trident e Volkswagen. Também participarão do festival, por meio de cotas de apoio, Correios (Sedex), Devassa, Philips, Sadia (Hot Pocket) e Universidade Cruzeiro do Sul. Os patrocinadores farão diversas ações no PlayCenter, onde acontecerá o evento.

O público presente é estimado em 20 mil pessoas. Contudo, o público visado pelo Terra é muito maior, dentro do universo de 40 milhões que visitam o portal mensalmente no Brasil – número que sobe para 70 milhões, considerando-se a audiência mensal do Terra em todos os países que assistirão aos shows ao vivo. Afinal, o objetivo principal é a produção de conteúdo próprio de música para exibição no Terra TV nos 19 países em que está presente.

Gostou da proposta do evento? Comente.