Experiência de Marca

<!--:pt-->Anuário da Abras traz tendências do setor<!--:-->

Em sua quarta edição, o anuário Panorama SuperHiper, que acaba de ser lançado e foi elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), traz como tema o binômio "crise e superação". O estudo, de 254 páginas, reúne dados e análises dos últimos cinco anos que demonstram, claramente, que a maior crise econômica internacional, depois da de 1929, não atingiu o setor supermercadista e que as perspectivas de crescimento para os próximos anos são boas.

Em sua quarta edição, o anuário Panorama SuperHiper, que acaba de ser lançado e foi elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), traz como tema o binômio “crise e superação”. O estudo, de 254 páginas, reúne dados e análises dos últimos cinco anos que demonstram, claramente, que a maior crise econômica internacional, depois da de 1929, não atingiu o setor supermercadista e que as perspectivas de crescimento para os próximos anos são boas.

capa-panorama-2010

“Os números apresentados no Panorama relativos ao Brasil mostram a força do mercado interno, decisiva para que fechássemos 2009 com ótimos resultados, principalmente diante dos prognósticos negativos com que iniciamos o período, em consequência da crise financeira global que se instalou no final de 2008″, avalia Sussumu Honda, presidente da Abras.

Segundo a editora do Panorama SuperHiper, Susana Ferraz, a publicação traz muitas novidades, entre as quais um breve perfil das 20 maiores empresas do Ranking Abras e informações fundamentais sobre o comportamento do consumidor. No capítulo Mercado, o anuário analisa o que se passou com as dez gigantes do setor em 2009 e quais foram os impactos da crise na indústria brasileira.

“O anuário foi criado para apoiar a análise e tomada de decisões das empresas do setor. Neste particular, destaco o capítulo Tendências, que desenha as perspectivas para a economia brasileira em 2010, analisa o contexto mundial e indica os novos caminhos em termos de automação e tecnologia – temas fundamentais para o varejo supermercadista”, diz a editora.

O Panorama SuperHiper também traz quadros comparativos com a evolução histórica do Índice de Vendas e do Índice de Volume da Abras, assim como do faturamento das empresas, analisados à luz das estatísticas macroeconômicas. É um material essencial para quem quiser entender melhor o setor supermercadista e a cadeia de abastecimento no Brasil.