Experiência de Marca

AmBev com foco na preservação ambiental

A AmBev estipulou metas para contribuir com a preservação ambiental. O compromisso assumido pela companhia incluiu todas as suas fábricas no Brasil e no exterior e teve como foco reduzir em 11% o consumo de água, em 10% a emissão de CO² e reaproveitar 99% dos resíduos da produção até 2012. Todas as unidades fabris da AmBev têm iniciativas padronizadas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para melhorar a performance ambiental.

A AmBev estipulou metas para contribuir com a preservação ambiental. O compromisso assumido pela companhia incluiu todas as suas fábricas no Brasil e no exterior e teve como foco reduzir em 11% o consumo de água, em 10% a emissão de CO² e reaproveitar 99% dos resíduos da produção até 2012. Todas as unidades fabris da AmBev têm iniciativas padronizadas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para melhorar a performance ambiental.

Uma das principais ações da AmBev neste sentido foi o lançamento do Movimento CYAN, em março deste ano, que convida pessoas, empresas e sociedade a enxergarem o valor da água e passarem a usá-la de forma consciente. Em 2004, a AmBev usava em média 4,37 litros de água para produzir um litro de cerveja. No ano passado, a companhia reduziu este número para 3,9 litros e economizou 2,4 bilhões de litros de água. Agora, o objetivo é consumir 3,5 litros de água para cada litro de cerveja produzido. Para isso, serão investidos R$ 5,8 milhões em programas de reaproveitamento de água e redução de consumo.

Para diminuir a emissão de CO2 em 10%, o equivalente a tirar 100 mil carros das ruas por ano, a empresa adota fontes renováveis e coloca em prática projetos de eficiência. Nos últimos cinco anos, o índice de emissão de CO2 caiu 40% e a biomassa proveniente de fontes renováveis representou 29% da matriz de geração de energia calorífica em 2009. Desde 2008, a Ambev reutiliza 98% de todo subproduto que resulta da fabricação de bebidas. A comercialização desse material resultou em uma receita extra de R$ 72,6 milhões entre 2003 e 2009. A meta para 2010 é acumular R$ 78 milhões com a iniciativa.