Os fãs fluminenses do motocross já aguardam ansiosos a chegada da sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, que acontece neste final de semana (20 e 21/09), em Paty do Alferes, a cerca de 100 quilômetros da capital.
Para os pilotos, será uma verdadeira prova de resistência, afinal muitos deles já vêm de três semanas seguidas de competições. Duas etapas do Brasileiro, em Campo Grande-MS e Limeira-SP, e uma do Mundial, em Trindade-GO.
Na MX1, a principal categoria, o líder é o equatoriano Jetro Salazar, da Escuderia X, com 201 pontos.
Fotos: César Araújo.
O piloto da Equipe Honda Mobil, Wellington Garcia, está na terceira colocação na classificação, com 181 pontos, e vê no Rio de Janeiro a grande chance para encostar de vez nos ponteiros nesta reta final da competição.
“Preciso continuar pontuando em todas as etapas para não sair lá de cima. O importante agora é sempre chegar entre os primeiros e não errar mais”, diz Wellington.
Jean Ramos, da Vulcano Ipiranga IMS Levorin, está logo atrás, em quarto lugar, com 178 pontos e segue vivo na briga pelo título. Ele teve um ótimo desempenho na etapa de Limeira (SP), ao vencer uma bateria e terminar em segundo a outra.
Pela MX2, o português Paulo Alberto, da Equipe Honda Mobil, está disposto a recuperar liderança que está com Thales Vilardi.
“Tenho que correr atrás dos pontos perdidos. Preciso vencer o máximo de baterias daqui para frente para voltar ao primeiro lugar. E é isso que quero fazer já para essa prova no Rio de Janeiro”, ressalta o atual campeão brasileiro e vice-líder da categoria com 186 pontos. Também piloto oficial Honda, Hector Assunção, é o terceiro, com 181 pontos.
A Honda terá dois pilotos estrangeiros convidados, que farão participações especiais no Rio de Janeiro. O norte-americano Blake Wharton, de 23 anos, que correu neste ano o AMA Supercross pela Geico Honda, já está no Brasil. Além dele, o americano Kevin Rookstool fará a terceira corrida no país.