MICE

Suíça se apresenta como destino feminino

Campanha 100% women agora inclui a maior equipe de montanhistas feminina do mundo

O Turismo da Suíça, o Swiss Alpine Club (SAC), a Swiss Mountain Guide Association (SBV), a Saas-Fee/Saastal Tourism e a marca Mammut planejam dar visibilidade às mulheres nos esportes de montanha e ao livre, além de estabelecer um recorde único com a maior equipe de montanhistas feminina do mundo. Cerca de 60 mulheres de todo o mundo se reunirão em junho para enfrentar o Allalinhorn de 4.027 metros em Valais.  A iniciativa 100% Women associada ao “Peak Challenge” e foi um grande sucesso em 2021 e se tornou um conceito ambicioso que continua em 2022, criando modelos e inspirando mulheres.

Viajar aproxima as pessoas. A iniciativa 100% Women lançada com sucesso no Dia Internacional da Mulher no ano passado é prova disso. Apesar da pandemia, mulheres de mais de 20 países viajaram para a Suíça para o Peak Challenge. Entre elas, cerca de 700 mulheres escalaram todos os 48 picos de 4.000 metros da Suíça em equipes femininas. Esta também foi a primeira vez que mulheres alpinistas e guias se uniram e concentraram esforços evidentes em conjunto como nunca visto em nenhum outro lugar do mundo.

O Turismo da Suíça está planejando uma tentativa de recorde nos Alpes em junho deste ano em conjunto com o Swiss Alpine Club, a Swiss Mountain Guide Association, Saas-Fee/Saastal Tourism e a marca Mammut. Cerca de 60 mulheres escalarão juntas o Allalinhorn em Valais e formarão simbolicamente a maior equipe feminina de montanhistas do mundo. Duas organizações parceiras – o Swiss Alpine Club e a Swiss Mountain Guide Association – com prestigiadas especialistas em montanhismo feminino concordam que a mobilização de uma equipe tão grande só de mulheres é sem precedentes. A historiadora Marie-France Hendrikx concorda: “Que eu saiba, nunca na história do esporte de montanha tantas mulheres se uniram para escalar um pico juntas. É ainda mais gratificante que este recorde esteja sendo estabelecido na Suíça”.

Leia também: Mulheres no comando da maior feira da construção da América Latina 

As montanhas suíças são acessíveis a todas as mulheres, e a campanha 100% Women busca destacar isso por meio da maior e mais diversificada equipe feminina de montanhismo. Mulheres de todas as culturas e de qualquer idade que tenham o nível básico de condicionamento físico necessário para a subida de cerca de três horas podem se inscrever online para uma das 10 vagas. As outras 40 vagas serão destinadas a jornalistas e mulheres especialmente selecionadas da Suíça e do exterior. O objetivo é tornar o grupo o mais diversificado possível.

Cerca de 15 experientes guias de montanha se encarregarão da segurança de quatro participantes por corda durante a subida. O Allalinhorn foi selecionado como um pico de 4.000 metros que é adequado mesmo para aqueles com experiência limitada em montanhismo. Para algumas das mulheres, este pode ser o primeiro pico de 4.000 metros que elas escalarão.

Desafio-100 women inclui 11 diferentes experiências de montanha, caminhadas e e-biking lideradas por guias mulheres

A tentativa de recorde acontecerá entre 15 e 17 de junho de 2022. Dependendo do clima, a subida ocorrerá quinta ou sexta-feira. Saas-Fee servirá como acampamento base, estabelecendo-se assim como um centro para o esporte de montanha feminino. É importante frisar que este evento não é apenas sobre a escalada em si, mas também sobre a oportunidade de compartilhar experiências. O programa de acompanhamento inclui vários workshops, oportunidades de treinamento, atividades de relaxamento para o corpo e a mente, e um jantar comemorativo quando o pico for alcançado com sucesso.

O Turismo da Suíça acredita que as viagens femininas têm um grande potencial para a indústria de turismo. A Suíça tem muito a oferecer para esse público com seu ambiente natural variado e intocado. O país também está presente regularmente no topo dos rankings internacionais de limpeza e sustentabilidade. Todos esses são atributos particularmente valorizados pelas mulheres. Além disso, as condições para que mais mulheres se envolvam em esportes de montanha e atividades ao ar livre em geral estão melhorando constantemente. Nos países desenvolvidos, o número de mulheres em busca de conhecimento e financeiramente independentes com desejo de aventuras e desafios pessoais em meio a natureza continua a aumentar. No turismo, essa tendência se traduziu em uma maior demanda por viagens exclusivas para mulheres. O Turismo da Suíça criou a plataforma https://www.myswitzerland.com/en-ch/experiences/100-women/ como parte da iniciativa. A página fornece inspiração para muitas experiências diferentes especificamente adaptadas às necessidades das mulheres e inclui 11 experiências de montanha, caminhadas e e-biking lideradas exclusivamente por guias mulheres.