Experiência de Marca

Brasil promove o Dia de Doar em novembro

No dia 28 de novembro o Brasil promove o Dia de Doar, uma iniciativa global que surgiu nos Estados Unidos para incentivar a cultura de doação. A data é o marco de uma campanha que tem como objetivo fortalecer a cultura de doação entre as pessoas

No dia 28 de novembro o Brasil promove o Dia de Doar, uma iniciativa global que surgiu nos Estados Unidos para incentivar a cultura de doação. A data é o marco de uma campanha que tem como objetivo fortalecer a cultura de doação entre as pessoas

A campanha, que já está no ar, fornece gratuitamente materiais e subsídios para que entidades e organizações da sociedade civil promovam ações de doação de dinheiro, mercadorias, tempo, serviços, espaços, ou qualquer outro elemento que possa promover o bem estar alheio.

Não apenas organizações estão convidadas, mas qualquer pessoa pode se engajar no Dia de Doar, em um grande esforço coletivo de conscientização.

O Dia de Doar ocorre em mais de 40 países como Austrália, Alemanha, Singapura, Israel, Holanda e Hungria e está presente no Brasil desde 2013. Nos Estados Unidos, onde começou, é conhecida como GivingTuesday e vem na sequência de outras datas marcantes como BlackFriday e CyberMonday.


Neste ano, os organizadores optaram por uma campanha envolvendo um jingle. “Essa escolha partiu da constatação de que o Brasil é um país muito mobilizado pela música. E uma campanha que envolvesse um jingle seria ideal para chamar mais a atenção para a causa”, explica Marina Pechlivanis, uma das conselheiras do "Dia de Doar". 
Para assistir, acesse http://www.diadedoar.org.br/confira-o-video-do-diadedoar-2017/.

O Dia de Doar é organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país, e ao qual qualquer um pode se juntar acompanhando nosso grupo. O endereço no facebook é https://www.facebook.com/groups/culturadedoacao/.

No site www.diadedoar.org.br, as organizações da sociedade civil têm acesso a materiais que podem ser baixados e utilizados livremente para estimular ações específicas de estímulo à doação. 

A campanha  "Dia de doar" de 2016 foi OURO na Etapa Regional do Globes Awards deste ano na categoria responsabilidade social.

Perfil da Doação no Brasil

Ao contrário do que o senso comum pensa, o Brasil é um país solidário. Dados da pesquisa Doação Brasil apontam que o montante aproximado de doação individual em 2015 chegou a R$ 13,7 bilhões. No entanto, os recursos ainda representam apenas 0,23% do PIB brasileiro.
 
Segundo a pesquisa, os brasileiros são motivados a doar por um sentimento de solidariedade, como forma de contribuir com os outros. Isso difere da motivação de pessoas de outros países, que encaram a doação como um instrumento de transformação na sociedade.
 
Outro ponto destacado na pesquisa é que 87% dos brasileiros acha que se deve doar, mas não se deve contar para ninguém que se doa, o que denota um espírito presente de fazer o bem sem receber nada em troca. Isso acaba prejudicando a cultura de doação, porque não estimula os outros a doarem e não permite a criação de um modelo que possa ser seguido.

Segundo o relatório, o Brasil, em 2016 ocupou o 75º. Lugar no ranking que mede os índices de solidariedade, depois de chegar ao 68º. Lugar em 2015 e 105º. em 2014. O Brasil aumento no quesito voluntariado, passando de 18% para 20% dos entrevistados, manteve-se estável em 54% no quesito ajuda a estranhos e caiu de 20% para 21% no quesito doação de dinheiro a organizações. 

Ficha técnica
O Dia de Doar 2017 de tornou possível graças ao valioso e intenso apoio de diversos colaboradores, que são:

•    Umbigo do mundo, que doou todo o criativo da campanha e é parceira desde 2015
•    Fundação José de Paiva Neto
•    Argila Produções Musicais, que ofereceu a música 
•    Bergtoledo, que fez a animação e a edição do dia de doar
•    Benjamim Agência Experimentao Fecap, que administra as mídias sociais