Experiência de Marca

<!--:pt-->Aktuell e o Athina Onassis International Horse Show<!--:-->

Este evento, realizado em agosto de 2007 com orçamento de R$ 12 milhões, deve ser o vencedor pois trouxe para o Brasil uma etapa do mais importante circuito competitivo de hipismo do planeta, o Global Champions Tour, criando uma nova data no calendário turístico e esportivo de São Paulo e do País. Mais de R$ 22 milhões foram gerados em mídia espontânea e todos os quase 15.000 ingressos, mesas e camarotes foram comercializados em dez dias.

Veja aqui no Promoview os grandes cases de marketing promocional.

Agência: Aktuell
Case: Athina Onassis International Horse Show

Resumo:

Este evento, realizado em agosto de 2007 com orçamento de R$ 12 milhões, deve ser o vencedor pois trouxe para o Brasil uma etapa do mais importante circuito competitivo de hipismo do planeta, o Global Champions Tour, criando uma nova data no calendário turístico e esportivo de São Paulo e do País. Mais de R$ 22 milhões foram gerados em mídia espontânea e todos os quase 15.000 ingressos, mesas e camarotes foram comercializados em dez dias. Por conta do sucesso consagrador de sua primeira edição, que reuniu mais de 50 competidores de diversos países, o Athina Onassis International Horse Show superou cidades como Cannes (França), Monte Carlo (Mônaco), Doha (Qatar), Hamburgo (Alemanha), Estoril (Portugal), Valkenswaard (Holanda) e Arezzo (Itália) para receber, em 2008, a etapa final do Global Champions Tour, considerado o equivalente à Copa do Mundo ou ao circuito internacional de Fórmula 1 aplicado ao mundo do hipismo. Marcado para acontecer em outubro de 2008, a nova edição do torneio no Brasil, orçada em R$ 14 milhões e com a perspectiva de receber mais de 70 cavaleiros (entre eles os 25 melhores do mundo no ano), vendeu 50% dos seus ingressos 24 horas após o início das vendas, no final do mês de julho, e vai distribuir US$ 2.798 milhões em prêmios, a maior premiação da história do hipismo.

Histórico:(situação de mercado/produto/serviço)

O Brasil nunca tinha recebido uma etapa mundial de um torneio de hipismo. Além disso, o nível dos eventos deste esporte no País, de acordo com a classificação mundial, só havia conseguido chegar a 2 estrelas, em um máximo de cinco estrelas como padrão de qualidade. Outro ponto sobre o hipismo no Brasil é que, mesmo com entradas gratuitas, a adesão do público sempre foi pequena, com impactos de mídia espontânea e repercussão muito baixas em termos nacionais. A partir de uma iniciativa e sonho do cavaleiro Doda Miranda, atleta tetracampeão brasileiro de hipismo e medalha de bronze por equipes na Olimpíada de Atlanta / 1996, fomos procurados para desenvolver em parceria com ele esta plataforma de comunicação e eventos.

Estratégia da Campanha:

Desenvolver um acontecimento esportivo de nível internacional que não apenas iguale-se mas sobretudo supere tudo o que já havia sido produzido na área do hipismo e dos “esportes de luxo” no Brasil, conectando o projeto também com os integrantes e interessados no “lifestyle Triple A”. Conceituação e criação impecáveis, produção focada na excelência dos detalhes e execução altamente profissional, transformando a etapa nacional do Global Champions Tour em uma nova referência do esporte no mundo.

Conceito Promocional:

Criamos a marca e o evento “Athina Onassis International Horse Show”.

Meios de Comunicação Utilizados:

Internet; Relações Públicas; Coletivas de Imprensa.

Resultados da Campanha:

Mais 20.000 pessoas passaram pelo Athina Onassis International Horse Show 2007. A cobertura da imprensa gerou nada menos que R$ 22 milhões em mídia espontânea, segundo dados mensurados pela empresa Clip Service, e todos os quase 15.000 ingressos, mesas e camarotes foram comercializados em 10 dias. No total, 34 marcas patrocinadoras foram envolvidas.

O esporte gerou um impacto nacional muito forte, repercutindo no aumento de sua prática, informação mensurada e referendada pelas associações hípicas regionais e pela própria CBH – Confederação Brasileira de Hipismo. Por conta do sucesso consagrador de sua primeira edição, quando foi considerado o melhor evento da temporada 2007 do Global Champions Tour, o Athina Onassis International Horse Show superou cidades como Cannes e Monte Carlo e vai receber, em 2008, a etapa final do principal circuito de hipismo do mundo.

Marcado para acontecer de 08 a 12/10, a nova edição do torneio no Brasil vendeu 50% dos seus ingressos 24 horas após o início das vendas, no final do mês de julho, e vai distribuir o recorde de 2,6 milhões de euros em prêmios.

athina-onassis-international-horse-show