Shopping

Para driblar queda nas vendas, shoppings antecipam atrações natalinas

Segundo a Abrasce, a circulação de pessoas nos centros de compras do País em setembro de 2016 recuou 5,99% em relação a agosto, e diminuiu 2,81% em relação ao ano anterior

Não é de hoje que o Natal tem sido antecipado no Brasil, reflexo da situação econômica que é instável há muitos anos por aqui. Em 2016 novamente a festa já está nos corredores e decorações dos grandes centros de compras brasileiros. A tática busca aumentar o fluxo de visitantes e consequentemente as vendas neste final de ano.

Por isso as madrugadas não tem sido as mesmas no interior dos shoppings centers, com grande movimentação das equipes especializadas montando as atrações natalinas.

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a circulação de pessoas nos centros de compras do País em setembro de 2016 recuou 5,99% em relação a agosto, e diminuiu 2,81% em relação a setembro de 2015. No acumulado deste ano, a baixa chegou a 4,05% em relação aos mesmos meses do ano passado.

É o caso de dois centros de compras localizados na Grande São Paulo. Ambos estão investindo na montagem de natais temáticos. Enquanto um aposta num cenário inspirado no filme Madagascar, o outro espera atrair o público com o Natal da Turma da Mônica. “Nos últimos anos, principalmente com o arrefecimento da economia brasileira, notamos uma maior demanda dos shoppings centers por serviços customizados de cenografia”, afirma Danielle Paulino, diretora comercial da Dois a Um, empresa especialista em soluções de cenografia, responsável pelas produções e montagens citadas.

Ainda segundo a executiva, o momento é propício para as empresas do ramo de cenografia que seguem crescendo, na contramão da crise. “De 2015 para cá crescemos mais de 20% e mais do que dobramos nosso quadro de funcionários”, afirma a empresária. O foco de atuação da empresa é principalmente em centros de compra e até o final do ano, se comparado ao período anterior, realizará o dobro de produções e montagens de espaços cenográficos interativos em todo o País.