Inédito em Minas Gerais, o “Museu Itinerante Pompeia e Seus Mistérios” acaba de chegar ao Partage Shopping Betim. Narrando os mistérios e curiosidades de uma população que foi dizimada por uma tragédia, a mostra apresenta um pouco da cultura, do cotidiano e do drama que envolveu milhares de pessoas que perderam suas vidas pela fúria do vulcão Vesúvio.

Mostra internacional e inédita em Minas chega ao Partage Shopping Betim

17/04/2017

Inédito em Minas Gerais, o “Museu Itinerante Pompeia e Seus Mistérios” acaba de chegar ao Partage Shopping Betim. Narrando os mistérios e curiosidades de uma população que foi dizimada por uma tragédia, a mostra apresenta um pouco da cultura, do cotidiano e do drama que envolveu milhares de pessoas que perderam suas vidas pela fúria do vulcão Vesúvio. Além de conferir as 91 peças originais, datadas entre 200 a.C e 300 d.C, e 87 réplicas, quem visitar o museu poderá assistir também um documentário sobre a história de Pompeia, que é exibido diariamente em três horários.

A mostra internacional é a única na América Latina que relata a história da cidade italiana que foi petrificada pelo vulcão. Inativo há 800 anos, o Vesúvio despertou de forma inesperada numa tarde de agosto do ano de 79 d.C., petrificando a população de Pompeia e criando uma espécie de cápsula do tempo onde as casas, as pessoas e todos os seus pertences ficaram sepultados sob cinzas, lama e terra por séculos, até que em 1748 iniciaram as primeiras escavações arqueológicas.

Pompeia é um dos sítios arqueológicos mais completos e impressionantes da história humana. Reconhecida pela UNESCO como “Patrimônio da Humanidade”, a cidade se mantém como um dos locais mais visitados da Itália. “A exposição visa recriar ambientes cenográficos e levar o visitante a descobrir como era o cotidiano da elite e da população de Pompeia e Herculano”, revela Maisur Musa, curador e proprietário do acervo, que é apaixonado por antiguidades desde os 15 anos de idade.

De acordo com a gerente de marketing do mall, Lorena Ramos, a exposição é histórica e tem uma riqueza de detalhes enorme. “Mais uma vez o Partage traz uma atração inédita. O tema é muito relevante e a abordagem histórica do conteúdo chama a atenção do público”, destaca. “Além do museu itinerante ser aberto para os clientes do shopping, há disponibilidade ainda para agendamento de grupos escolares”, finaliza.

A exposição tem curta temporada e pode ser vista até o dia 14 de maio. Os ingressos são comercializados a preços populares, sendo R$20 inteiro e R$10 meia entrada, e podem ser adquiridos na bilheteria da entrada do museu itinerante, que está localizado no terceiro piso do mall. A meia entrada é valida para menores de 18 anos, estudantes, professores, funcionários escolares, idosos e pessoas com necessidades especiais.


Fonte:: Redação