Com a proposta de aprimorar o conhecimento técnico no campo, a 10ª edição da Parecis SuperAgro foi lançada em Cuiabá na tarde desta quarta-feira (14).

Evento em Cuiabá marca contagem regressiva para 10ª edição

17/03/2017

Com a proposta de aprimorar o conhecimento técnico no campo, a 10ª edição da Parecis SuperAgro foi lançada em Cuiabá na tarde desta quarta-feira (14). O evento marca as comemorações de uma década da feira, que começou como alternativa de incentivo à produção de segunda safra na região do Chapadão do Parecis -- que hoje é uma das maiores produtoras de diversidades agrícolas do país.

A 10ª Parecis SuperAgro será realizada entre os dias 9 e 12 de abril de 2017, no Parque de Exposição Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis (a 430 km de Cuiabá).

A presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Giovana Velke, aponta que a importância da feira pode ser mensurada nos mais de R$ 400 milhões gerados em negócios desde a criação do evento em 2007.

“A Parecis SuperAgro nasceu para fomentar a segunda safra, e resultou em excelentes negócios, já que hoje a região de Campo Novo cultiva mais de um milhão de hectares neste período. Tudo isso é possível graças aos percursores dessa empreitada no campo mato-grossense, aos quais vamos homenagear nesta edição com a revista especial contando a história das famílias que ajudaram a fundar a cidade”, ressalta Giovana Velke.

Assim como a produção nas lavouras, a Parecis SuperAgro ampliou o leque de assuntos abordados ao longo dos anos, e dessa vez inaugura um novo painel que vai tratar sobre a pecuária. O tema ganha notoriedade na região, já que a expansão das técnicas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta se fortalecem a cada ano em Campo Novo do Parecis.

“A pecuária encontra um terreno fértil em Campo Novo do Parecis, já que é uma região predominantemente agrícola. Essa característica torna mais rentável a recria e engorda do gado, pois, diminui o custo da alimentação dos bovinos”, avalia André Magela, que é gerente-comercial da Leilões Mato Grosso, empresa responsável pelos leilões de bovinos na Parecis SuperAgro. Desde 2012, a Feira conta com o leilão, que já negociou mais de 20 mil cabeças de gado, com faturamento anual em média de R$ 4 milhões.

Para o diretor administrativo financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Sebastião Tomain, a Parecis SuperAgro vai ao encontro do anseio dos produtores rurais. “Esse modelo pautado pelo objetivo de mostrar o agronegócio e de ampliar o acesso do produtor rural às novidades que podem ser implementadas no campo é uma tendência que deverá ser realidade em todas as feiras de negócios no Estado. A Parecis SuperAgro foi pioneira neste aspecto e tem ajudado o agronegócio mato-grossense a se desenvolver”.


Fonte:: Redação