O que é Live Marketing?

01/11/2015

O atual cenário da comunicação no Brasil e no mundo é cada vez mais caótico, sedutor e alucinante. Por conta destas sensações o tempo de retenção é cada vez menor e o tão sonhado engajamento fica mais distante para as marcas. Para concretizá-lo são necessárias operações complexas envolvendo a tecnologia digital para atrair na internet e de logística territorial para as ações de campo e eventos. Somente a integração destas ações, com presença em todos os canais podem fazer com que uma ação tenha o resultado efetivamente esperado.

Pelo menos um ponto é consenso entre os especialistas: é preciso participar da vida dos consumidores de uma maneira marcante, gerando experiências inesquecíveis e inusitadas. E isso precisa ir muito além da mídia convencional.

Neste contexto o Live Marketing tem crescido como aliado nas estratégias das marcas. Ele se define pelas atividades de marketing que proporcionam  interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando compreensão diferenciada de produtos, serviços ou propósitos. Este tipo de ação promocional estimula e provoca através de experiências sensoriais. Por isso proporciona as melhores experiências de marca, superior a qualquer outra atividade de marketing, porque gera maior engajamento e envolvimento por parte das pessoas que participam. 

Somente equipes de criativos com experiência no uso das ferramentas do live  vender ideias, produtos e serviços através da experiência, da emoção e da informação, e o mais importante, com o uso racional das verbas. Ter estes especialistas ao lado é fundamental na hora de planejar uma ação de comunicação viva.

E só o Promoview atualiza diariamente, aqui neste site, trazendo ao leitor todas as novidades e ações realizadas no Brasil e no mundo envolvendo brand experience.

E mais! Publica o Anuário de Live Mkt sobre o assunto, destacando os verdadeiros profissionais deste mercado.  Por fim, fomenta o surgimento de novos profissionais auxiliando a formação técnica por meio de cursos visando atender a grande demanda de mercado desta atividade de comunicação.

Clique e Adquira agora seu exemplar do Anuário Brasileiro de Live Marketing 2016

Participe do Anuário de Live Mkt 2016

Anuário Brasileiro de Live Marketing é publicado pelo Promoview
Anuário Brasileiro de Live Marketing é publicado pelo Promoview

O termo foi lançado oficialmente no Anuário Brasileiro de Live Marketing, editado pelo Promoview em 2006. A disciplina envolve o consumidor, independente da ferramenta promocional utilizada, valorizando a experiência ao vivo da marca, produto ou serviço, com resultados imediatos.

Isso porque é baseada em ações vivas, sem segunda chance para fazê-las ou a publicação de erratas, tipo: “desculpem o som do show de ontem na praia ter falhado, o que impossibilitou o público de ouvir todas as canções da banda e o jingle do patrocinador. Para compensar, daremos um cd de presente pra quem foi….” Infelizmente, no nosso mercado errou, ou conserta na hora, ou… O cliente não dá segunda chance para fazer novamente.

Quando dá certo medimos o resultado pela quantidade de arrepios, sorrisos e lágrimas que conseguimos provocar. Quando isso acontece, estamos falando de uma disciplina sem replay, que se inspira no ao vivo, naquilo que é para ser vivido uma única vez – feito para aproximar pessoas e marcas.
 

Entenda porque o marketing promocional virou Live Marketing
 

A denominação marketing promocional, antes denominada below the line  ficou restrita, com o passar do tempo por conta das necessidades cada vez maiores do cliente em realizar atividades de comunicação diversificadas e complexas, em sua maioria com a execução desenvolvida em tempo real.

Isso tirou das agências promo especializadas uma perspectiva estratégica, sua verdadeira amplitude e, talvez, quem sabe, tenha sido essa a razão que nos mantém até hoje trabalhando por job ao invés de por contratos de longa duração.

Portanto, todas as ações ou campanhas que utilizam ferramentas como campanhas de incentivo, ativações, em especial no ponto de venda, utilizando mídias em redes sociais, aplicativos para smartphones, dentre outros, são do escopo do marketing promocional, que passa a ser uma das suas ferramentas.

Definindo academicamente, apenas para melhor compreensão: o live marketing  abrange todas as ações ou campanhas, onde o consumidor está numa relação direta com o produto, serviço ou marca, ao vivo,  provocando experiências que os aproxime, gerando venda ou valor.

Clique e Adquira agora seu exemplar do Anuário Brasileiro de Live Marketing 2016

Clique e conheça o Ranking das Melhores Agências de Live Marketing

Fonte:: Promoview