Ativações da Heineken foram as preferidas pelo público no Rock in Rio

28/09/2015


Pois é caro leitor, nosso papel é ficar aqui postando e você aí lendo e analisando ativações. Mas, e aqueles que são os alvos dela, o que acham e pensam baseado na experiência real?

Nós fomos tentar decifrar. E se o leitor acha que nossa equipe estava no Rock in Rio só pra postar vídeo bacaninha e ganhar likes no Facebook está enganado.

Fotos: Promoview.

Promoview desenvolveu uma pesquisa para saber quais as ações de live marketing mais mexeram com a galera. Afinal, com um smartphone na mão, hoje é possivel tabular em tempo real para obter resultados incríveis neste tipo de levantamento.

Foram duas perguntas muito simples:

1. Entre as ativações que você participou, qual achou mais empolgante?
2. Entre todas as ativações do Rock in Rio qual você achou mais legal?

O critério foi o seguinte:
- Com 50% dos entrevistados nós conversamos na saída de um dos mais de 20 espaços de ativações que haviam no RiR.
- Com 50% dos entrevistados nós conversamos no meio do público dos shows.

Para o resultado, geral nós atribuímos peso 1 para resposta da pergunta número 1 e peso 2 para resposta da pergunta número 2. Isso porque avaliamos que, no calor do evento, e, logo ao sair da atração, havia grande possibilidade do participante votar naquela atração em que ele acabara de participar. As abordagens foram feitas dia Dia 18 entre 22 e 00h, dia 20 entre 17 e 21h, dia 25 entre as 19 e 21h e dia 27 entre 14 e 16h

As respostas dos 217 entrevistados voce vê aqui, agora. As empresas ganhadoras receberão uma homenagem do Promoview que será entregue pelo Tony Coelho.

Entre as constatações, percebemos que o público recebeu muito bem o aplicativo de agendamento e participação nos brinquedos (veja aqui). A outra constatação foi a incrível receptividade do público para responder à nossa equipe. A maioria, além de responder, detalhava o que sentira, espontaneamente. Bem, nós sabemos os efeitos da “magia” das ativações de marca e mesmo assim ficamos surpresos.

O Resultado

Mesmo não sendo novidade, e presente já em várias edições do Rock in Rio, a Tirolesa da Heineken foi a grande vencedora na nossa pesquisa, com 49%.

M.Checon foi a empresa responsável pela cenografia da Tirolesa e demais espaços da Heineken no Rock in Rio
M.Checon foi a empresa responsável pela cenografia da Tirolesa e demais
espaços da Heineken no Rock in Rio.

A tirolesa foi a ponta de lança da estratégia da cerveja em 2015 e que envolveu, além de patrocínio das transmissões de TV, outros espaços e ações na Cidade do Rock. A novidade foi a nova estrutura de embarque com um megapainel de LED apresentando o resultado da ação #HeinekenPlay com a escolha de músicas pelas redes sociais. Veja aqui.
 

A campanha da marca incluiu inserções de mídia, ativações em pontos de venda e as tradicionais ações de live marketing durante os dias de festival, como a tirolesa, o badalado "Lounge Heineken", os espaços de sustentabilidade Rock & Recycle e a superoperação de Heineken para servir as milhares de pessoas que circularão diariamente pela Cidade do Rock.

A segunda colocada na Pesquisa do Promoview foi a Pepsi, que conquistou 17% da preferência dos entrevistados. Depois de colocar no ar a ação de marketing promocional na qual queria saber o que era épico para os fãs do Rock in Rio (Veja aqui), a marca surpreendeu o público presente no evento.

Na Cidade do Rock, a estratégia de Pepsi foi maravilhar seus convidados e consumidores com ativações grandiosas e surpreendentes. Para os convidados, a marca preparou um camarote inusitado.

O "Epic Lounge", com projeto assinado por Wado Gonçalves, consultor artístico de Pepsi e cenografia inspirada nas luzes e cores de Las Vegas, recebeu 1.400 convidados durante os sete dias de evento, com serviços exclusivos de catering e bar – além de atrações próprias, como DJ que discotecou nos intervalos dos shows do Palco Mundo. A ativação foi produzida pela Gael.

Os consumidores puderam soltar a voz e sentir-se como um verdadeiro rock star no "Epic Stage", ativação – também produzida pela agência Gael - que levou um palco de karaokê com banda ao vivo para a Cidade do Rock.

Na terceira colocação, com 15% das opiniões, ficou a SKY, com sua fábrica de guitarras em parceria com a Fender.

Para este Rock in Rio especial, que comemorou seus trinta anos, a SKY, que pela terceira edição consecutiva do Brasil foi media partner do festival, trouxe o tema “Eternizados no Rock”, que homenageou o rock and roll e trouxe para o evento uma das marcas mais importantes para sua história no mundo, a Fender.

O espaço da operadora, em conceito idealizado pela BFerraz, tinha três andares e mais de 350 m² de área, com visão privilegiada para o Palco Mundo.

John Cruz e Paul Waller, master builders da Fender – profissionais responsáveis pela criação e manufatura de guitarras Fender feitas sob medida –, vieram pela primeira vez ao Brasil a convite da SKY para participar do Rock in Rio. Durante os sete dias de festival, eles mostrarão um pouco de seu trabalho e o que os levou a ser mundialmente reconhecidos.

A quarta atração mais admirada pelo público que respondeu ao Promoview foi Itaú – Vip no Rock in Rio e Rodando ao vivo com 11% da somatória de acordo com o critério estabelecido.

Além das ativações na Cidade do Rock o banco também patrocinou transmissões de televisão, desenvolveu um concurso e ainda realizou a sua tradicional ação com distribuição de ingressos (veja aqui) usando as cenas desta ativação na campanha de TV, o que constitui, para os especialistas, uma verdadeira ação integrada. As pulseirinhas iluminadas também foram muito bem aceitas pelos participantes.

Fechando o Top Five um surpresa que chegou para balançar as estruturas live. Foi o Hotel Urbano, e, conquistou o quinto lugar da pesquisa, com 8% da preferência.

Pensando justamente em trazer conforto para os fãs que ficam horas na fila à espera dos shows, o Hotel Urbano, agência de viagens oficial do Rock in Rio, levou ao evento deste ano uma atração inédita: o HU Lounge.

Um verdadeiro quarto de hotel foi montado em plena fila do Rock in Rio. O ambiente foi totalmente decorado e equipado com camas, internet, ar-condicionado, TV e produtos da das marcas Pepsi e Los Paleteros, também parceiros oficiais do Rock in Rio.

 

Resultado Geral

1º - Tirolesa Heineken -  Dream Factory.
2º - Pepsi - Pode ser Épico - Gael.
3º - SKY – Eternizados do Rock - Bferraz.
4º - Itaú – Vip no Rock in Rio e Rodando ao vivo - Tudo.
5º - Hotel Urbano - Haus On

Resultado para Pergunta Número 1
Entre as ativações que você participou, qual achou mais empolgante?


1º - Tirolesa Heineken - Dream Factory.
2º - Sky – Eternizados do Rock - Bferraz.
3º - Pepsi - Pode ser Épico - Gael.
4º - Itaú – Vip no Rock in Rio e Rodando ao vivo -Tudo.
5º - Xtreme Oi.
6º - Hotel Urbano - Haus On
7º - Montanha Russa Ipiranga.
8º - Camarim Nielly - #Fiquediva.
9º - Olla - Máquina de bichos de pelúcia.
10º - Volkswagem – História do Rock in Rio - TOD.
11º - STAM – Fonte do amor e Capela para Casamento.
12º - Paramount – Atividade Paranormal 5.
13º - Gigantes do Rock Doritos - Bullet.
14º - Batalha Musical Submarino
15º - Elos Musicais Gol.

Resultado da Pergunta Número 2
Entre todas as ativações do Rock in Rio qual você achou mais legal?

1º - Tirolesa Heineken - Dream Factory.
2º - Pepsi - Pode ser Épico - Gael.
3º - Paramount – Atividade Paranormal 5.
4º - Sky – Eternizados do Rock - BFerraz.
5º - Itaú – Vip no Rock in Rio e Rodando ao vivo - Tudo.
6º - Hotel Urbano.
7º - Volkswagem – História do Rock in Rio -- TOD.
8º - STAM – Fonte do amor e Capela para Casamento.
9º - Camarim Nielly - #Fiquediva.
10º - Studio Bacardi
11º - Fusion Backstage - BFerraz.
12º - Xtreme Oi.
13º - Disney - Despertar da força - Pepper.
14º - Gigantes do Rock Doritos - Bullet.
15º - Batalha de grafiteiros Taco.

Além destas, diversas outras ativações foram realizadas, e, você, leitor do Promoview, pôde acompanhar tudo aqui!

Parabéns às marcas ganhadoras da Pesquisa Promoview no Rock in Rio 2015.

Assista a todos os vídeos da cobertura #PromoviewPlay no Rock in Rio 30 anos.

Fonte: Redação Promoview.

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