Caravanas do Esporte e das Artes chegam ao Ceará

03/04/2019


Para atender mais de 3 mil crianças da rede pública de ensino em estações de artes e de esportes entre os dias 03 e 05 de abril/2019, o evento chega a São Gonçalo do Amarante.

A Caravana do Esporte e das Artes, que acontecem na Região Metropolitana de Fortaleza, contam com o patrocínio da EDP e apoio da Prefeitura local.

O melhor do entretenimento está aqui.

Serão três dias de atividades para os alunos do Ensino Fundamental, professores das escolas públicas e profissionais das áreas do esporte e da cultura com as metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte. A etapa cearense será a primeira das oito edições da Caravana programadas para 2019.

O Estádio Municipal Major Adelino foi escolhido para receber a Arena Caravana, que vai funcionar das 08h às 17h para atendimento das crianças. Orientadas por especialistas dos projetos, elas vão brincar em 8 miniestações esportivas, em 2 tendas de artes e ver os principais lançamentos da Disney na tenda do Cinema da Caravana, além da presença ilustre dos personagens Mickey e Pateta.

A comunidade também poderá participar das sessões noturnas gratuitas do cinema na quarta (03) e na sexta (05), e do Show da Caravana, na noite de quinta-feira (04).

Enquanto as crianças brincam na arena dos projetos, cerca de 200 educadores e profissionais do esporte, educação, assistência social e cultura terão 3 dias de formação continuada com as metodologias Esporte Educacional/Esporte para Todos e Viva com Arte.

Adriana Saldanha, diretora-geral dos projetos, afirma que “A Caravana é um movimento de mobilização pelo esporte e pela arte educacionais que envolve educadores, gestores, crianças e jovens e visa colaborar para a qualidade da educação.”

“Observamos cada vez mais que investimentos sociais voltados para o esporte, cultura e lazer transformam a vida das pessoas. As Caravanas são iniciativas que desempenham este papel transformador com professores, crianças e jovens, por meio da educação inclusiva.”, afirma Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de responsabilidade social da Disney, ESPN, Unicef, juntamente com o Instituto Esporte & Educação e Instituto Mpumalanga,  que levam todo mês atividades de educação pelo esporte e pela arte a municípios escolhidos em conjunto com o Unicef.

Inaugurado em 2005, o programa já passou por 24 Estados e mais de 170 cidades em todo o Brasil, oferecendo uma experiência única não somente a crianças e jovens, como também a milhares de professores. Desde seu início, a Caravana beneficiou diretamente aproximadamente 4 milhões de crianças de 50 mil escolas públicas.

Nesta etapa em São Gonçalo do Amarante, o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil realizará Capacitação em esportes para o desenvolvimento do Selo Unicef para gestores do município e das cidades do entorno para a obtenção do Selo Unicef Município Aprovado.

O Selo é uma iniciativa que visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de dar prioridade às políticas públicas pelainfância e adolescência.

A Caravana do Esporte contribui para que os municípios avancem nas atividades esportivas que pontuam para o Selo.

Segundo Maria Vênus de Andrade Cunha, secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social e secretária interina de Cultura e Turismo, "O município de São Gonçalo do Amarante recebe com muito entusiasmo e alegria as Caravanas do Esporte e das Artes, pois será uma parceria inédita com muita arte, esporte, criatividade e integração. Uma oportunidade única para nossas crianças e educadores na garantia da inclusão social e do bem-estar coletivo. Serão dias memoráveis e incríveis que ficarão marcados na nossa história."

Movimento em prol do esporte e da arte educacionais

Artistas e atletas visitam São Gonçalo com as Caravanas. Do mundo das artes visitam a cidade com as Caravanas a cantora baiana Tais Nader, a cantora e compositora brasiliense Luciana Oliveira, o percussionista Giba Conceição e convidados do canal Disney Channel. Eles estarão nas tendas de música, dança e construção de instrumentos durante os três dias.

No Cinema da Caravana, a surpresa fica por conta dos mais famosos personagens da Disney, Mickey e Pateta, que vão tirar fotos com os estudantes após as sessões de filmes pela manhã e à tarde.

A comunidade poderá participar à noite das ações dos projetos. Na quarta e na sexta-feira, sessões noturnas gratuitas de Cinema, com 400 lugares por ordem de chegada.

Na quinta-feira, 4 de abril, às 20h, o Show da Caravana iluminará a maior tenda dos projetos com apresentações musicais da Banda da Caravana e convidados e será gratuito e aberto à comunidade.

A abertura oficial da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes está marcada para quarta-feira, dia 03 de abril, às 8h, na Arena Caravana, com presença de autoridades do município.

 

Fotos: Célia Santos.

Fonte: Redação.

TAGs: entretenimento evento live-marketing